Lilypie 1st Birthday Ticker

Wednesday, November 7, 2007

24 semanas

É oficial, o meu médico é um totó. Só pode. Há duas semanas, mais coisa menos coisa, fui fazer uma ecografia a outro lado, porque a máquina dele não faz as ecografias a 3/4D, só aquelas básicas, a preto e branco. A médica onde fui foi muito simpática, explicou tudo muito bem, e no final imprimiu um relatório completo para trazer para casa, com fotos e tudo. Das seis medidas que foram avaliadas, o floquinho tinha quatro no percentil 95 (por exemplo as da cabeça), e duas no percentil 50 (como a do fémur). Os órgãos estavam todos normais para o tempo, e o peso estimado era cerca de 450gr. Fui ver algumas informações na net, como sempre, e batia certo...
Esta semana fui ao meu médico, e fiquei um bocado admirada com ele... mediu o floquinho da cabeça aos pés (bem, o pé não mediu, mas tirou-lhe uma foto, eheh) e mais uma vez a maioria das medidas eram acima da média para a idade, e uma ou duas estavam certinhas com a idade. Até aqui tudo bem. Mas no fim, quando estimou o peso, dava-lhe aproximadamente 300gr!!! Ele acha que a máquina da outra médica deve estar com algum problema, mas eu penso exactamente o contrário. Segundo diversos sites (por exemplo este) o meu floquinho terá em média uns 600 gr por esta altura, e uma vez que nenhuma das medidas está abaixo da média, parece-me difícil de acreditar que esteja com metade desse peso.
Por esta altura fico contente por o meu médico não fazer partos (deixou de os fazer há uns anos), pois com isto fiquei com a impressão de que ele não sabe muito bem o que anda a fazer... Não é que esteja preocupada - afinal as medidas são normais, e isso é que importa - mas fiquei um bocado desiludida com ele.
Outra coisa que não gosto (da outra vez não tive que fazer e não percebo porque é que tenho de ser assim tão controlada) é picarem-me o dedo para ver os níveis de glicose sempre que lá vou. Aquilo dói, e dá sempre o mesmo valor... afinal, ando a comer o mesmo de sempre (as mesmas porcarias de sempre e as mesmas coisas saudáveis de sempre)!
Aumentei dois quilos desde a última consulta, o que me assustou quando vi (pus as culpas nas coisas boas que comi no fim de semana), mas que na verdade é normalíssimo. Aliás, segundo a tabela da mimosa, até deveria ter aumentado mais um quilito. O médico achou que estava bem, e eu agora (depois de ver na net) também estou convencida do mesmo.
Hoje é um marco importante: a partir das 24 semanas os fetos passam a ser viáveis. Espero que o floquinho ainda se aguente no quentinho mais uns meses, para se desenvolver completamente antes de vir cá para fora dar pontapés e murros a mais gente! ;)

1 comment:

rosa said...

por cá não fazem pica até que se detecte diabetes. aí passam a fazer todos os dias, quando são valores elevados, em casa com aquelas máquinas "caseiras". o que se faz por cá é uma análise especial à glicose, por volta das 22/24 semanas. tira-se sangue e bebe-se um copo cheio de água com imenso açúcar (nojento). depois fica-se à espera 1 hora, sem grandes movimentos, e volta-se a tirar sangue... uma seca!