Lilypie 1st Birthday Ticker

Wednesday, September 19, 2007

Coisas que me preocupam
cesariana

À medida que o tempo vai passando, tento-me preparar para todas as eventualidades. O floquinho vai precisar de uma data de coisas logo desde o primeiro dia, desde roupa, fraldas, cama, chupetas, biberões, cadeira para o carro, enfim, uma parafernália que nunca mais acaba. A roupa é uma coisa que acaba por ser mais ou menos simples, mas qualquer outra coisa é uma odisseia, pois o leque de escolha é enorme. Deve haver centenas de carrinhos diferentes, para todos os tipos de preços, há centenas de camas diferentes, e há ainda centenas de produtos que provavelmente não fazem falta nenhuma, mas que as pessoas acabam por comprar porque viram na loja ou alguém conhecido usou, ou porque nunca se sabe. A verdade é que até agora só decidi quais os biberões que vou comprar, e só porque é mais ou menos consensual que os da AVENT são os melhores, com o sistema de prevenção de cólicas - qualquer pessoa que tenha tido um bebé ouve a palavra cólicas e entra logo em alerta, eu não sou excepção.
Uma das minhas maiores preocupações é esquecer-me de algo essencial (como as fraldas para os primeiros dias ;), ou o kit de emergência para bebés que deve ter termómetro, supositórios, e clisteres para bebés e se calhar mais alguma coisa que eu não sei), e depois ter que andar à procura dessas coisas numa daquelas alturas em que está tudo, mas mesmo TUDO, fechado.
Apesar de não ser a minha primeira vez, tenho a impressão que isso não ajuda muito... acho que da outra vez estava mais calma em relação a este tipo de "pormenores" e a verdade é que nunca passei por nenhuma situação minimamente aflitiva. No entanto, desta vez estou noutro país, bem longe da família, e claro que essa falta de apoio contribui para que eu stresse um bocadinho mais. Afinal, se eu não estiver preparada para tudo, quem é que vai salvar a situação? (O papá do floquinho. Óbvio.)
Estava a planear a procura de hospital para mais tarde, mas hoje dei conta que se não marcar já as visitas (isto aqui é tudo marcado com antecedência, organização acima de tudo) só vai haver vaga pouco antes do nascimento... e isso não convém nada.
Tenho procurado ler muita coisa sobre o parto, e deparei-me com uma dificuldade que me parece grave. Acontece imensas vezes que as mães se preparam para um parto natural, com ou sem anestesia, e que quando chega a hora H têm que ir para cesariana. Por um lado é natural que acabem por ficar frustradas porque possivelmente preferiam um parto normal, e por outro lado, não estavam preparadas para a cesariana. Ainda há uns dias uma amiga minha esteve 24 horas em trabalho de parto - as águas rebentaram e passadas 24 horas ela só tinha 3 dedos de dilatação - quando os médicos finalmente se decidiram por uma cesariana porque o bebé estava a entrar em sofrimento. Até aqui, tudo bem. O pior, e aquilo de que ela se queixa, é que não estava preparada para a cesariana, não tinha lido nada sobre o assunto, e como tal não sabia o que fazer depois.
Posto isto, é evidente que me parece útil procurar informação sobre cesarianas. O acontecimento em si está documentado e é simples encontrar descrições bastante pormenorizadas do procedimento. O complicado é encontrar informação para futuras mamãs que se queiram preparar para esta eventualidade. Parece que, de cada vez que faço uma pesquisa sobre cesarianas só me saem defensores de partos normais, sites sobre as desvantagens de fazer cesarianas, ou fóruns onde alguns participantes se entretêm a mandar abaixo as mães que fazem cesarianas. Exactamente o que eu não preciso.

5 comments:

PM said...

Obrigada pelo teu comentario!!!
Já falei com a Margarida e ja estamos a tratar de arranjar informação para ti!!!
Entretanto tem alguns posts no babyblogs sobre partos e doulas, pode ser que te ajudem!!!
Beijocas ENORMES

snowgaze said...

Obrigada eu, vocês sao o máximo! :)

Cristina e Omar said...

Olá, descobri o teu blog pelo BabyBoom.
Olha, eu fiz cesariana mas não foi marcada. Depois de 16 horas de trabalho de parto, optaram por fazer a cesariana.
Estive durante aquele tempo todo com dores e no final dizerem-me q íam fazer a cesariana, para mim foi uma benção.
A minha recuperação foi óptima.
Se tiver outro filho, não me importava nada q fosse outra vez cesariana ( e marcada!) para não ter dores como tive do 1º
Boa sorte.
~Beijinhos!

Micas said...

Não te preocupes, vais ter tudo pronto qd chegar a hora. Não tens que levar nada para o bébé qd fores para o hospital, só a tua mala. Eu pedi para que a 1ª roupa do bébé fosse uma que eu levei, e lá vestiram a roupa mas não gostaram muito que eu tivesse levado a roupa para o bébé. Não necessitas levar nada, nem fraldas.
E depois se quiseres podes ter ajuda domiciliária de uma enfermeira durante as 2 primeiras semanas, e é mesmo uma ajuda total incluindo limpezas, preparar almoço etc. Fala com o teu médico que ele dá-te todas as informações necessárias.

Edelweiss said...

Eu fiz cesariana com epidural, decidida no momento pela médica. Não estava à espera, mas também não há nada para preparar: não se sente nada e de repente tens o bébé nos braços! A recuperação é um pouco complicada, são uns 10 dias completamente dorida.